Geralmente quando isto ocorre, o IBQUOTA classifica o dono da impressão como UNKNOWN, veja a foto abaixo:
![]() |
IBQUOTA: Usuário desconhecido, "unknown". |
Como resolver?
Para resolver este problema, basta editar o arquivo de configuração do CUPS, o cupsd.conf:<Policy default>
JobPrivateAccess all
JobPrivateValues none
</Policy>
Depois é necessário restartar o CUPS:
# service cups restart
Resolvido: O CUPS irá permitir que a informação do dono da impressão (usuário) seja registrada, desta maneira o IBQUOTA será capaz de identificar e registrar o dono do Job (Coluna "login" no relatório).
Apresar de muito simples, algumas pessoas desistem de utilizar o IBQUOTA por causa deste problema.
Acho esse projeto super interessante e importante! Pouparia algumas centenas de árvores ao economizar papéis em empresas!!! Existe um manual de instalação atualizado? gostaria de fazê-lo em um ubuntu server por exemplo! Obrigado e parabéns!!!
ResponderExcluirOlá Sérgio,
ExcluirHá uma VM pronta com o IBQUOTA instalado em: http://ibquota.blogspot.com/2016/05/faca-test-drive-no-ibquota-com-linux.html
No site www.ib.unicamp.br/ibquota também tem documentação de como instalar e contribuições.
Agradeço a visita!!!
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirBoa noite, estou com uma certa dificuldade para adicionar a impressora, pois não sei se devo adicionar ela pelo cups e depois adicionar pela interface grafica gg, e também se posso adicionar uma impressora hp instalando o drive hp-souuce.xxxxx.run. DEVO adiciona-la 2 vezes e uma deixar pausada e compartilhada e a outra habilitada e não compartilhada? Outra coisa, tem que ter "virtual" e "real" nos nomes das impressoras???, no aguardo... albrechtcfn@gmail.com obrigado!!!
ResponderExcluirBom dia Umberto,
ExcluirVocê deve adicionar duas filas de impressão no CUPS (uma real e a outras virtual, a ultima deve estar parada) e cadastrar no GG (gerenciador gráfico).
O nome não precisar ter a string "virtual" ou "real".
Lembrando que apenas a impressora virtual deve estar disponível aos usuários.
Ok amigo, fiz isso, porém a impressão fica retida na fila de impressão e não passa para a impressora real, inclusive utilizando a maquina virtual que vcs disponibilizarão, vc teria algum outro contato que eu poderia fazer com vc? Pois tentei em 2011 instalar o ibquota e infelizmente não consegui que ele realizasse a contagem, hoje já tem documentação que informa a necessidade de um AD para que ele reconheça o usuário, OK, aqui está assim, em 2011 não existia.
ExcluirMas bem amigo, se puder dar uma força, pois a impressão fica pausada na fila de impressão da virtual e não passa para a real. Obrigado e estou no aguardo.
Olá Umberto,
ExcluirVocê checou se o Daemon do IBQUOTA está em execução? (ibquota.pl). É ele que faz a tratativa do job que está na fila "Virtual" e o encaminha pra fila "Real".
Só pra complementar, estou usando a máquina virtual disponibilizada, a impressão não passa da impressora virtual, fica parada...
ResponderExcluirChecar o ibquota.pl, ele precisa estar em execução.
Excluira ai meu erro, como faço para colocar o ibquota.pl em execução? coloco ele como uma execução normal de script na inicialização do sistema? Pode ser assim:
Excluir# update-rc.d ibquota.pl defaults
Link que mostra como iniciar um script automaticamente no linux:
Excluir[https://www.vivaolinux.com.br/dica/Colocando-script-na-inicializacao-do-Linux-(Ubuntu-Debian)]
Outa duvida amigo, gostaria de configurar na mão o ibquota, porém o php5 não está mais disponível, vc teria alguma outra maneira de botar ele em produção com o php7.0 ?
ResponderExcluirObrigado e estou no aguardo...
Alguma boa alma poderia fazer a conversão para php7! Vamos aguardar.
ExcluirTa ai meu erro, como faço para colocar o ibquota.pl em execução? coloco ele como uma execução normal de script na inicialização do sistema? Pode ser assim:
ResponderExcluir# update-rc.d ibquota.pl defaults
Imaginando que você esteja utilizando o Debian ou Ubuntu, sim. Veja este link com maiores detalhes para iniciar um script automaticamente:
Excluirhttps://www.vivaolinux.com.br/dica/Colocando-script-na-inicializacao-do-Linux-(Ubuntu-Debian)
Companheiro, é obrigado a instalar o samba? Eu possuo uma rede com um servidor ldap e maquinas linux autenticando via PAM, inclusive fiz o teste e quando algum cliente manda para a impressora, aparece o nome do usuario do ldap na fila de impressão. Por isso pergunto se sou obrigado a instalar o samba no servidor ibquota para que possa imprimir. Obrigado e aguardo retorno...
ResponderExcluirNão é obrigado instalar o samba. A maneira como você fez, com autenticação via PAM, também funciona.
ExcluirAMIGO, depois de muito brigar e corrigir as tabelas do mysql, agora qunado mando imprimir algo, aparece isso no arquivo de log: ERRO - Formato de arquivo invalido /var/spool/cups/d00005-001
ResponderExcluirSugiro trocar o drive de impressão, dê preferência por PCL ou PostScript.
ExcluirOpa blz? Tenho o mesmo problema do colega Umberto, Ubuntu Server 16.04, CUPS 2.1.3-4 https://launchpad.net/ubuntu/+source/cups/2.1.3-4ubuntu0.1, printer: Lexmark CX 510de, PPD: http://www.openprinting.org/printer/Lexmark/Lexmark-CX510de.
ExcluirTambém estou com o problema do CUPS não contar as páginas, sempre conta 0 páginas e na interface web aparece "Unknown" na coluna "Pages", daí só funciona quota infinita.
Já testei 2 PPDs CX 510 e CX 510de, este último mais específico, mas sem sucesso.
ExcluirResolvi aqui, era a compressão do job que interferia na leitura do arquivo e consequentemente não lia o número de páginas, estou utilizando o pkpgcounter em funcoes.pl do ibquota, na função NUMERO_PAGINAS_JOB.
ExcluirPara mandar sem compressão, é só mandar através da url do cups http://endereco_do_cups:631/printers/impressora?compression=none
ResponderExcluirMuito bom!
ExcluirAgradecemos o compartilhamento do conhecimento.
O script para ser colocado no funcoes.pl, agradecimentos ao Valério:
ExcluirSegue a solução que postei em 2014:
-------- Mensagem original--------
Assunto: Re: [ibquota] IBQuota - A Saga continua...
Data: Thu, 27 Mar 2014 12:12:33 -0300
De: Valério Sávio Ribeiro
Responder a: ibquota@...
Para: ibquota@...
Já, e substitui o contador do ibquota pelo pkpgcounter (http://www.pykota.com/software/pkpgcounter), talvez ajude no seu caso.
Instalei o pkpgcounter e substitui a função NUMERO_PAGINAS_JOB() original pela função abaixo após instalar o pkgpcounter.
sub NUMERO_PAGINAS_JOB() {
my ($arquivo_job)=@_;
my $num_paginas=0;
my $conta_paginas=qx{pkpgcounter $arquivo_job 2> /dev/null};
# Check return code.
my $rcode = $?;
my $crcode = $rcode >> 8;
if ($rcode == 0){
$num_paginas=$conta_paginas;
}
else{
&GRAVA_LOG("Não foi possivel contar páginas $arquivo_job","ERRO");
}
return ($num_paginas) ;
}
O contador funcionou apenas com a instalação do pkpgcounter e substituição da função? Ou também foi necessário acrescentar "compression=none" na URL?
ExcluirObrigado pela dica!